Olá queridos leitores, tudo bem?
Essas ultimas semanas estive com bastante trabalho então o tempo ficou mais curto para o conteúdo do blog.
Mas aqui estou para falar de um tema super interessante, o contrato de namoro!
Esses dias fiz uma enquete no instagram e muita gente respondeu que não sabia o que era isso e também não entendia a finalidade. Por isso, hoje vou explicar pra vocês o que ele é e como ele pode proteger o seu patrimônio,
O contrato de namoro é uma escritura pública, feita em cartório, em que as partes declaram que são apenas namorados.
Ou seja, supondo que o casal tenha uma relação de namoro e decidam viver juntos, mas não tem a intenção de ser uma união estável, devem recorrer a um contrato de namoro.
Para exemplificar, vou ilustrar uma situação com João e Maria (personagens fictícios).
João e Maria são namorados a 2 anos e decidem morar juntos, entretanto, eles não planejam se casar e também não querem que configure uma união estável. Então, eles realizam um contrato de namoro e continuam vivendo normalmente juntos,
Maria comprou um carro e João comprou um apartamento, se houver um rompimento do casal, o patrimônio individual não será afetado (ou seja, não haverá partilha de bens) pois eles haviam oficializado o namoro através do contrato.
Isso é uma garantia para os namorados que querem viver sob o mesmo teto mas temem a confusão patrimonial. Para o contrato de namoro ter validade é necessário cumprir alguns requisitos, como por exemplo: ser maior de idade, estar de livre e espontânea vontade, ter capacidade civil, não ter a intenção de constituir família e por fim, ter prazo de validade.
Como já vimos no post "Namoro qualificado" é possível que um casal viva juntos e não seja uma união estável, porém, com o contrato de namoro fica ainda mais clara e evidente a vontade das partes.
Então é isso, queridos leitores! Espero que vocês tenham gostado do post!
Comenta aqui e me conta se você sabia o que era isso e se alguma vez você já pensou em fazer um contrato de namoro.
Um beijo a todos e até a próxima!
Comments