Olá queridos leitores, boa noite!
Tudo bem com vocês?
Ontem fiz uma enquete no instagram para o tema do post de hoje, e o tema mais votado foi namoro qualificado. Nesse post, vou explicar o que é e o motivo dele existir no mundo prático.
O namoro qualificado se assemelha muito a união estável, por exemplo:
1️⃣ O casal pode dormir com frequência um na casa do outro (ou até mesmo viver sob o mesmo teto),
2️⃣ ter uma relação continua, pública e duradoura,
3️⃣ PORÉM, eles não tem o objetivo de constituir família (pelo menos não naquele momento).
Mas aí você deve estar se perguntando, constituir família é ter filhos? Não necessariamente, muitas vezes a constituição familiar é evoluir aquele relacionamento de um namoro para uma união estável ou para um casamento.
O que diferencia o namoro qualificado da união estável é a intenção de viver como casados no presente, deu pra entender?
Na união estável, o casal vai se apresentar como tal (esposa/marido ou companheiros) já no namoro, os namorados continuarão a se chamar de namorados.
Então o que significa é que no namoro qualificado, o casal tem a pretensão de se tornar uma família APENAS no futuro. Já na união estável, o casal já vive como uma família.
Pra não me alongar muito, vou explicar agora o motivo que “criou” o termo namoro qualificado.
Houve um processo entre um ex-casal que foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (3ª Turma, Recurso Especial n° 1.454,643-RJ) pelo Min. Marco Aurélio Belizze e o ministro entendeu que os dois anos anteriores ao casamento desse casal, não teve uma união estável mas o que ocorreu foi um namoro qualificado.
Antes de finalizar é importante ressaltar que esse post é uma breve explicação sobre um tema diferente mas que cada caso deve ser devidamente analisado.
Gostaram do post?
Comentem aqui se vocês já conheciam esse tipo de namoro.
Um beijo a todos e até a próxima!
Comments